Como limpar e conservar seus móveis

Limpeza de Móveis

Os móveis são elementos importantes em nossas vidas. Nas residências e empresas eles proporcionam conforto e qualidade de vida.

Conservá-los bem manterá a sua boa aparência e prolongará a vida útil dos mesmos, o que é muito importante em relação ao custo/benefício dos recursos que foram investidos e também para o meio ambiente, pois desta forma menos matéria-prima será necessária.

De forma geral os móveis são feitos de madeira e de seus derivados, assim algumas regras básicas devem ser observadas:

Recomendações gerais

1. Tipo de acabamento do móvel
A forma de conservar está diretamente relacionada com o tipo de acabamento e de material que foi usado na fabricação do móvel, assim é importante identificar a matéria-prima empregada. É fundamental saber que tipo de acabamento foi usado no móvel antes de proceder a conservação.

2. Poeira
Deve-se começar tirando a poeira cuidadosamente com um pano seco ou espanador, para que não haja o perigo do pó sob a pressão e movimento do pano arranhar a superfície.

3. Água
Móveis e umidade não são amigos! É verdade que existem móveis especialmente construídos para a exposição à umidade, como os móveis para jardim e os móveis náuticos, mas para maior durabilidade dos móveis mais comuns que são os destinados ao uso interno é muito importante manter a água bem longe. Água em excesso sempre danifica os móveis de madeira e os fabricados em aço podem oxidar em contato com ela. Durante a limpeza é muito importante não deixar acumular água especialmente nos cantos evitando infiltrações.

4. Produtos abrasivos
Jamais utilizar produtos ponte agudos ou abrasivos durante a limpeza, como espojas de aço ou saponáceos, pois eles podem provocar riscos no acabamento.

5. Cera e lustra-móveis
A cera e o tradicional Lustra-Móveis dão uma aparência renovada ao móvel além de deixar um cheirinho gostoso. Porém ao se optar em usá-los deve-se levar em conta que a sua presença sobre o acabamento pode dificultar posteriormente uma eventual repintura do móvel, pois eles podem reagir quimicamente com os produtos de pintura que forem empregados.

6. Produtos químicos
Produtos de limpeza aparentemente inofensivos como os limpadores de uso doméstico geral podem conter componentes químicos que atacam os materiais empregados no acabamento de móveis. É possível encontrar as mais variadas receitas mágicas para limpeza de móveis, desde aquelas que utilizam produtos caseiros como vinagre, creme dental, limão, soda cáustica, etc, até aquelas que sugerem o uso de produtos químicos como a terebentina e o amoníaco, mas de forma geral elas podem oferecer risco ao usuário e ao móvel. Sugerimos usar o bom senso antes de optar por estas técnicas e testar em uma parte não visível antes de fazer o uso e jamais deixar de usar equipamento de proteção, como luvas é óculos.

7. Panos
Panos usados na limpeza doméstica geral podem conter partículas abrasivas e riscar o acabamento. É recomendável usar panos novos ou que sejam destinados exclusivamente para este fim. As flanelas são boas por serem mais macias.

8. O que não se deve utilizar
Detergentes não neutros, limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo. Estes produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis.

Esponjas duras, ásperas e palhas de aço. Elas podem riscar e danificar os móveis.

Lustra-móveis coloridos ou cera: podem deixar resíduos, causando manchas no móvel.

Pano de louça: pode conter resíduos abrasivos.

Pano encharcado: o acúmulo de água, especialmente nos cantos, causa danos ao móvel.

Pano seco é bom ser evitado, pois com o tempo desgasta o móvel. Caso seja empregado fazer pouca pressão.

9. Manchas difíceis ou danos maiores
Nestes casos o melhor a fazer é chamar um profissional para ter uma melhor orientação de como proceder.

Dicas de conservação adequadas aos tipos de acabamentos mais comuns em móveis:

1. Cera
Mais comum em móveis antigos este tipo de acabamento deve retornar à cena por questões ecológicas. Sua manutenção pode ser feita com aplicação de uma camada muito fina de cêra para móveis à base de carnaúba, uma breve secagem seguida de polimento com uma flanela seca. A cêra pode ser aplicada sobre madeira maciça ou laminados.

2. Selador
Pintura à base de nitrocelulose: estes produtos raramente são usados atualmente, mas são comuns em móveis antigos. Existem seladores transparentes, que deixam ver os veios da madeira, e também lacas fabricados a partir deste tipo de matéria-prima. Pode-se utilizar um pano levemente umedecido com água, secando em seguida para não manchar. Mancha facilmente com o contato prolongado com água e é muito sensível a álcool e outros produtos químicos. Pode estar aplicado sobre madeira maciça ou laminados.

3. Poliuretano bicomponente
Produto para pintura de alta tecnologia, que chegam à cura pela reação química da tinta poliuretânica ao ser misturada a um catalizador especial. Totalmente diferente das tintas antigas à base de nitrocelulose que secam por evaporação, as lacas e vernizes PU que utilizamos proporcionam alta resistência ao acabamento de superfície, tanto a produtos químicos quanto a riscos, recomendada a quem necessite de qualidade superior em seus móveis. Pode ser aplicado sobre madeira maciça ou laminados. Para sua limpeza pode ser usado um pano levemente umedecido com água e um sabão neutro como o de côco ou detergente neutro. Eventualmente para manchas mais resistentes como riscos de caneta pode-se usar um pano levemente umedecido com álcool doméstico, mas antes de usar este produto recomendamos testar em uma parte não visível do móvel.

4. Revestimentos em melamina
As melaninas são resinas especiais e de alta resistência e impermeabilidade, existem na forma AP de alta pressão, que são as tradicionais fórmicas e que podem ser aplicadas sobre madeira maciça, compensados, MDFs e MDPs. Existem também na forma BP de baixa pressão em painéis pré-acabados de MDF e MDP. As bordas de painéis revestidos em melanina geralmente são revestidas em PVC ou ABS. Para sua limpeza utilize um pano levemente umedecido com água e um sabão neutro como o de côco, para manchas mais resistentes pode-se usar um pano levemente umedecido com água e álcool doméstico (ambos em partes iguais) ou detergente neutro e água a 10%. Caso fiquem manchas da passagem do pano elas podem ser removidas com uma pequena quantidade de limpador de vidros, aplicada com dois panos, um com o produto e outro seco secando a superfície logo em seguida evitando que seque por evaporação.

5. Couro ecológico
Para retirar o pó utilize uma escova de cerda macia ou aspirador de pó com ponta especifica para tecido que vem com aparelho de uso doméstico. Nunca utilize maquinas de pressão ou vapor para a limpeza. Pode ser utilizada esponja macia sem esfregar, umedecida em solução com água e sabão neutro, após retire com um pano embebido com água e depois seque com um pano limpo e macio. Nunca utilize produtos multi-uso (veja), alvejante (cândida), álcool, acetona, thinner, abrasivos, esponja de aço, detergente de qualquer outro produto que contenha ácido ou soda para limpar ou tirar manchas. Colocar as almofadas soltas na posição vertical após limpar ou depois da exposição à água (chuva), caso seja móvel de jardim, deixando secar por completo aumentando assim sua vida útil.

6. Tecidos
Seguir as recomendações do fabricante quanto a sua utilização. Nunca utilize produtos multi-uso, alvejante , álcool, acetona, thinner, abrasivos, esponja de aço, detergente de qualquer outro produto que contenha ácido ou soda para limpar ou tirar manchas. Nos tecidos com Teflon, quando derramar líquidos, limpe imediatamente a região afetada com um pano limpo e seco ou uma tolha de papel absorvente, sem esfregar, após, utilize um pano limpo e embebido em solução em água e sabão neutro, retire com um pano embebido em água e seque com um pano limpo e macio. Para maior durabilidade é recomendável utilizar impermeabilizante nos tecidos de estofados.

7. Granitos e mármores
Para retirar o pó utilize um pano seco e macio, espanador ou uma escova seca com cerdas macias. Para a limpeza, utilize esponja macia sem esfregar, embebido em solução com água e sabão neutro, após retire com um pano embebido com água e depois seque com um pano limpo e macio. É importante tomar cuidado para não deixar a água usada prejudicar as partes próximas em madeira.

8. Vidros
Para a limpeza utilizar água, limpa-vidros ou álcool (para remoção de marcas persistentes) diretamente em um pano apropriado ou toalha de papel. Não utilizar pano seco, esponja de aço ou outro objeto abrasivo, pois o atrito pode danificar o vidro. Não pulverizar o produto diretamente no vidro, mas sim em uma flanela macia, pois os respingos podem causar danos nos revestimentos, acessórios ou partes com outros tipos de acabamentos.

9. Partes metálicas
Utilize um pano seco e limpe com cuidado. O contato com uma esponja de aço poderá remover a camada que protege o puxador, causando um estrago irreparável. Puxadores ou componentes dourados podem ter verniz protetor, assim nenhum produto químico deve ser usado. Peças com banho de níquel (semelhante ao cromado) podem ficar esbranquiçadas com o passar do tempo devido à oxidação natural, e neste caso pode-se utilizar uma cera do tipo usada para polir pintura de automóveis, conforme a orientação do fabricante. Caso use cera ela não deverá ter contato com as partes de madeira. Para limpar dobradiças e corrediças utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabão neutro. Seque totalmente em seguida. O acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ou ocasionar oxidação. Em cozinhas o sal é a maior causa de oxidação de componentes metálicos.

10. Peças em aço inox
As peças de aço inox e esmaltadas deverão ser limpas com pano levemente umedecido e sabão neutro ou desengordurantes, desde que não tenham cloro ou seus derivados. Após a limpeza poderão ser aplicados produtos especiais desenvolvidos para a limpeza e conservação desses materiais, conforme a orientação do fabricante. Estes produtos não deverão ter contato com as partes de madeira para se evitar manchas.

Fonte: http://www.organizesuavida.com.br

51 Comentários para "Como limpar e conservar seus móveis"

  1. Ana Alves disse:

    Uma dúvida. Comprei um guarda-roupa modular e pedi para vir três portas pretas semi-brilho. Vi aqui que pano seco não é bom ficar usando e tb o lustra móveis pode manchar..como faço para limpá-lo então? grata

  2. TANIA disse:

    Olá ,comprei um guarda- roupa de MDF , e na arrumação passei lustra móveis ( em movimento circular ) e ficou a mancha redonda …. e agora não sei o que fazer … dá pra ver de longe a mancha …fiquei surpresa pois passei o mesmo produto nos criados,na cabeceira no rack e deu certo .Pode me ajudar ? Obrigada .

    • Móveis Rimo disse:

      Tânia, conforme o item 5 deste post o lustra móveis pode causar reações químicas com a tinta usada na pintura e acabar causando uma mancha, que foi o que ocorreu no seu caso.

      Acredito que não tenha como recuperar sua peça, o melhor a fazer é solicitar na loja onde comprou o produto um orçamento para a peça danificada e fazer a substituição.

      Procure não usar mais este tipo de produto químico nos móveis com pintura, eles costumam funcionar bem em móveis que tem a madeira aparente, os que são pintados não necessitam da aplicação deste produto.

  3. André disse:

    Boa tarde,
    observei que a maioria dos produtos da Móveis Rimo são constituídos de MDF,
    e de que forma vocês reaproveitam as sobras provenientes do processo produtivo deste material?

    • Móveis Rimo disse:

      André as sobras tanto de MDF quanto de MDP são minimas, pois antes de fazer o corte na chapa é feito um estudo de aproveitamento dela visando a diminuição de custos e a redução de desperdícios de matéria prima. o que não é possível aproveitar a Rimo comercializa a uma industria de cerâmica local que usa estas sobras para alimentar a caldeira que faz o “cozimento” do barro.

  4. Patricia disse:

    Vcs ultilizam MDF na linha Florença? Qual seria a espessura ? 15mm ou 18 mm?
    Obrigada! :)

  5. Raquel disse:

    Boa noite! Por favor , modulado Vitória é 100% mdf? Qual a espessura?Obrigada.

  6. Raphael Palacio disse:

    Ola Boa Tarde,

    Estou interessado em um dos produtos da rimo, mas estou em duvida sobre a cor. O vendedor disse que as cores são todas brilhantes e não possue cores foscas isso é verdade?
    O modelo que estou para compra é o modulado olimpic de casal teria como ver fotos dos moveis reais? nas fotos por catalogo é dificil a vizualização.

    Aguardo retorno para fazer o pedido.

    Att

    • Móveis Rimo disse:

      Raphael, a Rimo tem cores com e sem brilho.
      As cores Ipê, Chiaro, Avelã e Branco são todas foscas, ou o que chamamos de acabamento acetinado, já as cores Pecan, Cinza, Laca Branca, Laca Bege e Laca Preta possuem acabamento em alto brilho.

  7. Sandra disse:

    comprei um modulado da Rimo para o quarto do meu avô, porém o cheiro de novo esta muito forte e e gostaria de saber o que posso fazer para reduzir o cheiro forte.
    Obrigada.

    Sandra

    • Móveis Rimo disse:

      Sandra, esse odor e decorrente das matérias primas utilizadas na produção. Para eliminação deste odor aconselha-se deixar o ambiente bem arejado e o roupeiro com as portas abertas de modo que o ar seja renovado constantemente. Alem disso aconselhamos também o uso de produtos anti-mofo, eles possuem essências que colaboram para eliminação do odor.

    • Ayrton Santana disse:

      Sandra seu móvel é em MDF?

  8. Danielle disse:

    Boa noite. Adquiri varios modulos dos componiveis Vitoria, e uma comoda Olimpic, haja vista a linha Vitoria nao possuir tal produto, ocorre que todo os modulos Sao da cor avela/avela, e o vendedor me informou ser impossivel encomendar a comoda no memo padrao. Sendo assim, encomendei tal peca NA cor ipe/pecan, ficara muito diferente? Tenho receio de destoar muito do restante do quarto…

    • Móveis Rimo disse:

      Danielle, realmente as cores ficarão bem diferentes.
      Uma dica para atenuar essa diferença seria comprar os módulos Vitoria na cor Avelã/Laca Branca e a cômoda Olimpic toda branca, isso com certeza diminuiria a diferença de cores.

  9. Jaqueline Neves disse:

    Boa noite, adquiri os módulos da linha Olimpic nas cores ipê lateral e pecan portas, estou preocupada se vai escurecer meu quarto que não e tão grande.

    Aguardo, Obrigada

    • Móveis Rimo disse:

      Jaqueline, o efeito de escurecimento não sera tão grande, pois a cor Pecan e mais clara e fica na frente dos roupeiros.
      As paredes quando pintadas de cores claras também auxiliam na redução do escurecimento.

  10. tiago disse:

    o roupeiro 4 portas olimpic, a cama mônaco e o criado olimpic são produzidos em MDF ?

  11. tiago disse:

    gostaria de saber se a madeira que é utilizada tanto no mdp quanto no mdf é imunizada

    • Móveis Rimo disse:

      Sim, a madeira com a qual são produzidas as chapas de MDF e MDP e imunizada durante a produção das chapas, a industria de chapas adiciona uma química que inibe a presença de insetos que denigrem a madeira.
      Na Rimo e feito um constante controle de presença de insetos, e o fato do estoque ter um rápido giro garantem que não tenhamos tais insetos em nossas instalações. Para finalizar , assim que o móvel é embalado ele passa por um túnel com cerca de 280º de temperatura que garante a eliminação no caso da presença indesejada de insetos, alem de selar a caixa em plastico.

  12. Tatiane disse:

    Ola tenho moveis em MDF preto e cinza e fica as marcas certinhas dos dedos eu n sei q produto ou como limpa para q n manche. Vcs poderiam me ajudar…

    • Móveis Rimo disse:

      Tatiane, essas manchas são normais aparecerem em peças com brilho muito alto, para limpa-las faça o procedimento abaixo.

      Passe um pano levemente umedecido e em seguida um pano macio seco. Para maior durabilidade do acabamento é recomendado a aplicação de uma pequena quantidade de cera a base de silicone, alem de limpar, a cera fornece uma camada protetora para a peça. Na sequencia da aplicação passe um pano macio e seco para dar brilho.

  13. ranieri queiroz disse:

    Boa noite, estou pesquisando a linha de componíveis entre estou na duvida entre a linha vitória x olimpic, em lojas aqui em recife encontrei apenas o olimpic, mais pelo catalogo a linha vitória parece ter uma gama melhor de cores e produtos.
    Minha duvida é? a qualidade de acabamento e cores do vitoria e melhor do que a linha olimpic?

    • Móveis Rimo disse:

      Ranieri, a Linha Olimpic tem uma gama reduzida de opções de módulos, é produzida em MDP com puxadores em ABS, tem 03 cores para caixa (Ipê, Cinza e Branco) e 05 cores para portas (Ipê, Cinza, Branco, Pecan e Laca Preta).
      A linha Vitoria tem mais opções de módulos, podendo compor ate mesmo um home office, é produzida em MDF com puxadores em alumínio fosco e tem altura e profundidade maiores quando comparadas a Linha Olimpic. Possui 03 cores para caixa (Avelã, Chiaro e Carvalho) e 06 cores para as portas (Avelã, Chiaro, Carvalho, Laca Branca, Bege e Preta)

  14. eleonora disse:

    comprei a linha olimpic, não me informei e agora estou sabendo que são de mdp, gostaria de saber se a qualidade é igual de um movél de mdf ?

    • Móveis Rimo disse:

      Eleonora, as diferenças existem, mas cada tipo de chapa tem sua usabilidade em determinada situação.
      Enquanto no MDP a madeira e convertida em partículas, no MDF ela e transformada em fibras. Pode-se dizer que a aplicação do MDF e MDP são as mesmas, entretanto o MDF tem propriedades mecânicas que podem ser mais bem exploradas em termos de usinagem, acabamento e pintura. No MDP, as partículas de madeira são depositadas em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, oferecendo um excelente acabamento para processos de impressão, pintura, além de possuir grande resistência a tração e flexão.

  15. Silmara disse:

    Olá, gostei de suas dicas, mas tenho uma dúvida: meus armários de cozinha tem acabamento em laca de alto brilho e são pretos. Como limpar sem deixar manchas? Grata.

    • Móveis Rimo disse:

      Silmara, as peças em laca devem ter o seguinte tratamento:
      Passe um pano macio e úmido em seguida um pano seco. Para maior durabilidade do produto, aplique periodicamente uma pequena camada de cera a base de silicone, além de limpar, a cera fornece uma camada protetora para a peça. Ela deve ser aplicada em pequena quantidade com uma flanela, na sequencia lustre com pano macio para dar brilho. este processo e recomendado a cada 90 dias.

  16. Neide disse:

    Olá, Boa noite!
    Tenho interesse nos componíveis vitoria, tanto o de casal como de solteiro. Eu enviando as medidas que tenho nos cômodos é possível vocês mandarem um projeto como ficaria?
    Para ficar um ambiente clean que não seja todo branco, qual a cor sugerida?
    É possível planeja-los só com portas de correr?
    Quanto ao acabamento e beleza o MDP e MDF, essas diferenças, são visíveis?
    Agradeço.

    • Móveis Rimo disse:

      Olá Neide!
      Para obter um projeto com orçamento dos ambientes que deseja mobiliar é preciso que procure as lojas revendedoras indicadas no link “Onde Comprar” de nosso site.

      Para um ambiente mais clean como você deseja, indicamos a cor a Acácia para a caixa dos módulos e a Laca Bege para as frentes, essa combinação fica bem sutil. você pode também trabalhar cores nas paredes, isso ajuda a deixar o ambiente agradável.

      A respeito de planejar o ambiente somente com portas de correr, vai depender muito de como esta pensando em mobiliar. Atualmente temos duas opções de módulos com porta de correr que podem lhe atender, porem se preferir fazer o móvel em formato de “L” o modulo canto esta disponível somente com portas de abrir.

      Quanto ao acabamento, a matéria interfere muito pouco, a diferença é que o MDF permite melhor acabamento em peças usinadas (com arredondamento) pois tem fibras mais finas e faceis de moldar. Mas em superfície lisa o MDP tem propriedades tão boas quanto o MDF.

  17. Flávia Luisa disse:

    Olá! Tenho um rack em MDF e meu filho estava desenhando em uma folha de papel sobre ele o que acarretou alguns arranhões. Há algo que eu possa fazer para disfarçá-los?

    • Móveis Rimo disse:

      Flávia, nesse caso não há como recuperar o móvel totalmente.

      O que você pode fazer é procurar por uma tinta acrílica de tonalidade bem próxima a do móvel e passa-la nos arranhões com um pincel bem fino. isso cobre os arranhões, porem não elimina totalmente.

  18. Juliana disse:

    Ola tenho um armario preto fosco(pintado) e uma das portas apareceu uma mancha branca, parece que escorreu alguma coisa, e como ainda nao tenho pia pois estou em obra, eu tenho certeza que nao derrubei nada…o que posso passar para tentar tirar? Obrigada

  19. olá os meus moveis da sala sao todos pretos como faço para limpar para nao ficar machas

  20. Ayrton Santana disse:

    é possível tirar o cheiro do guarda-roupas em MDF com produtos anti-mofo?

    • Móveis Rimo disse:

      Olá Ayrton, o anti-mofo em si não elimina o cheiro, ele colabora para que seja eliminado. O cheiro e decorrente da matéria prima (MDF ou MDP) e das tintas utilizadas na pintura do produto. com o tempo esse odor vai sumir naturalmente, para agilizar o processo é aconselhável deixar portas e janelas do ambiente abertas para proporcionar uma ventilação e renovação do ar com maior frequência, você pode usar também produtos aromatizantes, ele contribuem amenizando o odor.

  21. maria lucia disse:

    Meu guarda roupa é preto, passei lustra moveis e ficou manchado tipo gorduroso. O que devo fazer para tirar essa gordura? Grato

    • Móveis Rimo disse:

      Olá Maria Lucia, para remoção do lustra moveis você pode passar um pano levemente umedecido em água com sabão de côco. Em seguida remova os resíduos do sabão e passe um pano seco.

      O uso de lustra moveis e produtos similares não é indicado pela Rimo, pois o acabamento pode sofrer reações químicas.

  22. Denise disse:

    Bom DIa
    tenho um Guarda Roupa na cor preta, e fika com mancha que parece gordura, ja passei pano umido com um seco mas não sai o que vc me indicaria a fazer

    • Móveis Rimo disse:

      Denise, utilize um pano levemente umedecido em água com sabão de côco. Em seguida remova os resíduos do sabão e passe um pano seco.

      Procure não tocar na laca preta diretamente com as mãos, pois a gordura produzida por elas ocasiona estas manchas. Geralmente saem com pano seco mesmo, mas em casos como esse faça como descrevi acima.

  23. BOANERGES RODRIGUES DE SOUSA disse:

    Limpei uma bancada preta com veja multi uso e manchou. como faço pra remover essas manchas?

    • Móveis Rimo disse:

      Olá Boanerges, a utilização de produtos de limpeza nos móveis e contra indicada pela Rimo conforme pode constatar em nosso termo de garantia que vai em anexo ao esquema de montagem do produto. Este tipo de produto de limpeza em contato com a pintura pode causar reações químicas e provocar manchas.

      Passe um pano levemente umedecido com sabão de coco e tente remover as manchas. Caso não tenha sucesso a solução seguinte seria a troca da peça danificada. Para isso e necessário entrar em contato com a loja onde adquiriu o produto e solicitar um orçamento para a peça em especifico.

  24. Gostaria de saber se os móveis Palmeira Tamara por serem de MDP e com pintura tem boa durabilidade, e se são realmente indicados na cozinha,meu receio é que com o tempo ela comece a perder a camada de pintura e fique toda feia…desde já muito obrigada!

  25. Rosângela Cordeiro disse:

    Boa tarde !
    Tenho um guarda roupa da RIMO , é ROUPEIRO MILÃO 06 PT.
    Meu filho passou o carrinho e riscou a porta, por favor me passe um solução. A cor é cinza.

  26. Comprei uma cozinha Florença. Fiquei muito contente porém o armário de canto inferior não é funcional pois as portas batem uma na outra gostaria a presença de um técnico minha casa para solucionar o problema, o certo seria uma porta e não duas peço que por gentileza me ajudem pois estou insatisfeita com esse armário de canto peço urgência comprei agora é e não quero passar nervoso por um produto que não é funcional obrigado aguardo um retorno

Deixe Seu Comentário